Números Racionais – Neiva Lazarin

PLANO DE AULA

Profª: Neiva R. P. Lazarin

CONTEÚDO

– Números Racionais

SÉRIE:

9ºANO

OBJETIVOS:

A partir da ideia de fração o aluno deverá ser capaz de:

-Fazer representações fracionárias e decimais;

-Fazer operações com decimais e frações;

-Analisar equivalências entre frações e decimais;

-Calcular porcentagens.

JUSTIFICATIVA

         Notou-se nas análises dos resultados do SARESP e AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO, que os alunos encontram dificuldades na determinação de frações. Seguem algumas dificuldades:

-em entender seus conceitos e cálculos;

-na representação decimal de porcentagem;

-cálculos de lucro e prejuízo;

-nas divisões de frações por números naturais;

-na resolução de problemas que envolvem a transformação de unidades de medidas.

         Sendo assim, devemos dar significados às operações com frações.

TEMPO PREVISTO:

-12 aulas.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

É importante que o aluno observe, realize e compreenda as diferentes formas em que os números racionais podem ser expressos, para a partir deste ponto, conseguir efetuar sua resolução.

Ele deve ser capaz de:

– reconhecer as diferentes representações de um número racional (por exemplo: transformação de unidades de medidas);

– identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;

– reconhecer as representações dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal (por exemplo: ordenar números na reta numérica, usando as “ordens” como décimos, centésimos e milésimos);

– efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais;

– resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (por exemplo: compra e venda de produtos por preços diferentes)

– resolver problemas que envolvam porcentagem (por exemplo: desconto em compras);

– identificar equivalência entre porcentagem e fração.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O professor com função de mediador deve:

-Dar ênfase a narrativa e construir o conceito. Uma sugestão é usando o livro “ O Homem que calculava”, com o intrigante “Enigma dos 35 camelos”. Outra, é através da música “Aula de matemática- Tom Jobim” ou até mesmo com poesias, como algumas do site “Só Matemática”;

– Pautar os procedimentos utilizados pelo aluno nos processos de resolução, através de aulas expositivas e exercícios, bem como suas correções;

– Promover debates e reformulações de soluções;

– Valorizar as soluções mais adequadas, mas deixar claro que existem outras;

– Construir conceitos;

– Incentivar o raciocínio do aluno.

RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS

– lousa, giz

– apresentações de diversas situações-problemas relacionadas à realidade do aluno.

– exemplos cotidianos: receitas de bolos, descontos em compras, cálculos na cantina;

– caderno do aluno, livros didáticos, livros literários, músicas e vídeos.

AVALIAÇÃO

– A avaliação deverá ser contínua, através de participações construtivas orais e escritas, atividades individuais ou em grupos.

– O Professor de Apoio, com base em suas avaliações pode nos ajudar a nortear o caminho mais adequado para recuperar quem ficou em defasagem.

*O importante é que a avaliação deve servir para mapear a necessidade de recuperação de conteúdos.

REFERÊNCIAS

– Grade Curricular do Estado de São Paulo;

– Caderno de matemática do Professor e Caderno do aluno;

– Matriz de Referência do SARESP – 9º ano;

– Relatório Pedagógico de Matemática – 2010 – SARESP;

– Sites: http://educar.sc.usp.br/matematica/m5let1.htm , http://www.somatematica.com.br/poemas.php ,  http://letras.mus.br/tom-jobim/86152/ , acesso dos sites em 16/06/2013.

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