Regina Célia Stanceole

A leitura é uma prática fundamental na vida de todos nós, sejamos adolescentes, jovens ou crianças, e com ela podemos alcançar novos horizontes e alimentar nossa imaginação. Quando eu era pequena costumava ler gibis, e hoje costumo ler conteúdos políticos. Acompanhando a leitura, temos a escrita, que não deixa de ser menos importante, a escrita é a possibilidade de trazermos nossas ideias para o papel e muitas vezes nos organizar.

Podemos refletir muito sobre a leitura e a escrita e a importância que elas têm para os seres humanos. Para nós professores, nelas está um dos nossos focos principais, nenhum aluno consegue evoluir e expressar-se se não souber ler ou escrever, mas para que isso ocorra é necessário que nós nos dediquemos a eles e eles a si mesmos.

Poderia compartilhar inúmeras experiências pessoais, afinal para eu ler como leio hoje e escrever como escrevo hoje coisas me aconteceram, assim como acontecem para inúmeros alunos, meu aprendizado não foi fácil, em minha família somos seis filhos, minha mãe e meu pai trabalharam muito para que eu chegasse onde estou hoje e cada um de meus irmãos tomaram rumos diferentes, o que me faz pensar o quanto a influencia dos pais é importante para nos dar asas, mas o caminho quem faz é cada um de nós. Com certeza os gibis me influenciaram e com mais certeza ainda os conteúdos políticos que leio me transformam.

A leitura nos mostra outra realidade, muitas vezes a realidade que existe dentro de nós, quando lemos, usamos nossa mente, nossas ideias para assimilar o conteúdo, tudo o que lemos é guardado em nós, seja boa ou não a leitura. Ser leitor é existir, pois sem a leitura dependemos de outros para ler por nós.

Um pensamento sobre “Regina Célia Stanceole

  1. Parabéns Regina, pelo seus depoimento, assim como você acredito que a leitura faz com que o homem torne autor de sua própria história.

Deixe uma Resposta

